Estados Unidos

Os caminhos para realizar um intercâmbio nos EUA em 2021

Fazer intercâmbio nos EUA é o desejo da grande maioria dos jovens, que estudam a língua inglesa. O intercâmbio é um período em que os estudantes viajam para um determinado país para aprender e aperfeiçoar o idioma local ou ainda para vivenciar a cultura e viver uma experiência em país.

Os Estados Unidos é muito procurado para isso, por conta de ser o país mais influente no domínio político, econômico, militar e cultural.

Em pesquisas mostra-se que em 2018, mais de 365 mil brasileiros embarcaram para um intercâmbio nos EUA, e também em outros país. A decisão exige planejamento, organização e muita certeza, tendo em vista que será passado um tempo no país. É preciso escolher o tipo de programa que será feito, porque cada um possui um determinado tempo de duração, valores e objetivos distintos.

A pandemia e os intercâmbios em 2021

Em cenário pandêmico, algumas regras para fazer intercâmbio nos EUA em 2021 sofreram alterações e muitos tiveram que postergar a viagem. Atualmente a fronteira já está aberta para estudantes, tendo em vista o avanço da vacinação no país e a queda do número de mortos e infectados desde fevereiro deste ano, mas para turismo, a fronteira segue fechada.

O início dos estudos e a volta as aulas

Os brasileiros que tiverem visto válido, categoria F (que desejam possuir estudos acadêmicos ou programas de treinamento da língua) e M (para quem deseja possuir estudos vocacionais e não acadêmicos) e iniciarão os estudos nos EUA a partir de 1º de agosto de 2021 poderão viajar ao país sem consultar a Embaixada ou os Consulados no Brasil, porém, estão proibidos de chegarem ao país mais de 30 dias antes do inicio das aulas.

Aqueles que ainda precisam do visto de estudante devem consultar o site da Embaixada. As entrevistas de visto para essas categorias devem ser retomadas em meados de maio de 2021, se as condições permitirem. Afinal, toda semana tem novas atualizações, diante a melhora ou piora do quadro da covid-19 nos países.

Os brasileiros que estudam nos EUA e atualmente se encontram no Brasil podem retornar pra lá.

Os locais mais procurados para realização de intercâmbio nos EUA

Os locais mais recomendados, além de procurados, para a realização de estudos nos Estados Unidos são:

  • Nova York
  • Los Angeles
  • San Diego
  • Miami
  • San Francisco
  • Boston
  • Chicago
  • Seattle
  • Atlanta
  • Washigton, DC

Nessas cidades os estudantes podem realizar os seus programas em universidades, escolas de idiomas, turismo idiomático e cursos em escolas preparatórias.

Quais os valores para fazer um intercâmbio nos EUA?

A realização dessa viagem para estudos não costuma ser barata. Porém, o que precisa ser avaliado para ter uma ideia do valor é:

  • Duração do programa
  • A escola que irá estudar
  • Hospedagem
  • Seguro viagem
  • Visto
  • Alimentação

Para passar um mês nas cidades de Nova York e San Francisco, com apenas gastos com alimentação, transporte e lazer, o custo é de aproximadamente R$ 8.000, porém para fazer um orçamento mais seguro é melhor cotar o valor em diferentes agencias de viagens, definir o tipo de curso que será feito e em quanto tempo.

 

Os tipos de intercâmbio nos Estados Unidos

Existem diferentes tipos de intercâmbio, qualquer um deles é uma grande oportunidade para desenvolvimento pessoal e profissional, mas há diferença entre cada uma das modalidades, por isso listamos os principais tipos para ajuda-los a escolher o seu.

High School

É realizado durante o ensino médio e a ideia é que o adolescente passe um ano da escola em outro país e esse período é validado no Brasil. O prazo mais comum é 1 ano, mas existem mais curtos, de um, três ou seis meses. O aluno fica na casa de uma família escolhida pela agência e quem recebe o estudante é responsável por ele durante o tempo em que ele fica fora do pais.

É necessário ter entre 14 e 19 anos

Au pair

Normalmente tem duração de 1 ano e durante esse tempo a pessoa mora com uma família local, ajuda nas atividades diárias da casa e cuida das crianças.  O programa permite que o intercambista receba um salário por essa função. Esse tipo de programa costuma ser mais barato e a experiência ajuda aprofundar o seu conhecimento no idioma.

Nesse caso é preciso ter a responsabilidade de arcar com os custos do visto, passagens e documentação, além de ser paga uma taxa para a agência de viagem intermediadora do programa. A hospedagem é gratuita e as outras despesas são pagas com a remuneração.

É necessário ter entre 18 e 30 anos, carteira de motorista e Ensino Médio completo. Em alguns casos, é preciso comprovar experiência com crianças.

Intercâmbio para estudo de idiomas

Nesse caso, o foco é o aprendizado da língua, costuma ser mais curto. A característica dele é a imersão na cultura local com aulas diárias e atividades vivenciais. Assim, você sabe como aplicar o idioma em situações cotidianas.

A duração costuma ser inicialmente de um mês, mas pode se estender por três, seis e doze meses. Caso você tenha um nível avançado do idioma, pode fazer intercâmbio integrado, o que significa estar vinculado a uma instituição de Ensino Superior.

Intercâmbio com trabalho voluntário

Esse tipo de intercâmbio é o mais comum e funciona como uma troca. Você vai para o intercâmbio nos EUA a custo mais baixo e realiza uma ação social. Os benefícios são a obtenção de uma moradia, transporte e alimentação grátis, além da experiência cultural e a valorização do currículo.

Os trabalhos podem ser com idosos, crianças, pessoas carentes, animais, etc.

A duração costuma ficar entre um e três meses e você ainda pode estudar o idioma Inglês.

intercâmbio nos eua

Documentos necessários para um intercâmbio nos EUA

Os documentos exigidos dependem do curso, mas em geral o básico é:

  • Passaporte válido mais de 6 meses;
  • Visto de estudante;
  • Carta de aceitação da escola;
  • Passagens de ida e volta;
  • Extrato bancário.

Nos casos de graduação ou pós-graduação, é preciso ainda comprovar a fluência em inglês apresentando o certificado do TOEFL ou IELTS. Além disso, quem pretende dirigir nos Estados Unidos, deve solicitar a Permissão Internacional para Dirigir (PID).

Para total garantia, contrate uma empresa especializada

Contrate uma empresa especializada na tradução desses documentos, como a AMK Traduções, para que o seu processo de imigração em outros países seja realizado da melhor forma. Um erro na documentação pode acarretar o adiamento ou cancelamento do seu intercâmbio. Entre em contato e solicite seu orçamento.

[contact-form-7 id="701" title="Formulário blog"]
Compartilhe
Ler Também
{{ $post->title }} | AMK Traduções
Tradução

Conheça os tipos de visto americano e como obtê-los

Fique por dentro dos tipos de visto americano; aprenda o passo a passo para obtê-los Obter um visto para os EUA é um sonho que muitos aqui no Brasil têm, especia...

Leia mais
{{ $post->title }} | AMK Traduções
Tradução

Conheça os documentos para viajar para o exterior

Fique por dentro dos documentos necessários para viajar para o exterior

Viajar para o exterior é sempre um momento importante, seja ele a lazer ou a trabal... Leia mais
Serviços diversos de traduções, faça uma cotação
Quero um orçamento gratuito

Fale Conosco por WhatsApp
(11) 99482-6246